Publicação em destaque

Arte Contemporânea

                                        Arte Contemporânea A Arte Contemporânea surgiu na segunda metade do século XX e es...

sexta-feira, 31 de março de 2017

Pintura da arte contemporânea

Imagem


La ricotta | Pier Paolo Pasolini | 1962 | D.R.

Arte Romântica ft. Palácio da Pena




O Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em Portugal. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, na Baviera.
Em 7 de julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Monumento contemporâneo da arte cristã

                                                     Resultado de imagem para igreja de arroios       

Nome: Igreja de São Jorge de Arroios  


    Localização: Largo de Arroios, na freguesia de São Jorge de Arroios
    Autoria: Arquitecto Manuel Meneses
    Data: 1970
    

Arte Romântica

Período histórico e onde surgiu
O culto à natureza e à imaginação começou com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeiras histórias de cavaleiros e donzelas em verso. Nessa época, as narrativas foram chamadas de romance, palavra que deriva do advérbio latino romanice, que significa "na língua de Roma".
A origem do que viria a ser conhecido como "romantismo", no entanto, foi plantada no século XVII, quando o "espírito clássico" começou a ser contestado na Grã-Bretanha.

O romantismo foi, assim, um movimento artístico, político e filosófico que surgiu na Europa, inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra, nas últimas décadas do século XVIII e esteve presente durante grande parte do século XIX. O romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, surgia o liberalismo político, no campo social imperava o inconformismo e no campo artístico, o repúdio às regras. 

Arte Contemporânea - Elementos Fundamentais


Os elementos fundamentais do cristianismo, na sua relação dinâmica e criativa com o complexo contexto cultural da arte contemporânea:

- Pertinência do religioso
- Problema da identidade cristã em situação pluralista
- A incógnita do futuro da Europa e da sua identidade
- O desafio da cultura de consumo e mediática
- Possibilidade de uma «aliança» fértil com a arte contemporânea são os campos de debate escolhidos neste singelo contributo para a inculturação da fé cristã na ponta ocidental da Europa.




Resultado de imagem para cristianismo e arte contemporanea










Espaços e finalidades da arte românica

Igrejas de peregrinação que ficavam no caminho de locais sagrados como Santiago de Compostela, Roma e Jerusalém e serviam de apoio a peregrinos, para além do facto de oferecerem como atrativos as relíquias sagradas; mosteiros que implementaram o claustro que vinculava o mosteiro ao templo e igrejas para os fiéis são alguns exemplos de sítios e finalidades da arte românica. Para além disso, foram feitos castelos para os senhores feudais e mosteiros para os monges e abades. A arquitetura românica foi também usada na defesa das cidades com as primeiras torres em pedra fortificadas.

Resultado de imagem para igreja romanica
Igreja de Santa Maria do Olival

Relação do Homem com Deus - Neoclassicismo

A arte cristã neoclássica incentiva a ligação entre o Homem e Deus. As pinturas, esculturas e arquitetura servem de modo de expressão aos autores neoclássicos. Estes demonstram a sua Fé através dos seus trabalhos sendo que estes refletem isto tendo um valor simbólico. Para além disso, inspiram as outras pessoas ajudando a espalhar a fé cristã.


Apresentação de São Mauro e São Plácido a São Bento

Pintura Gótica



Painéis de São Vicente de Fora
Autor: Nuno Gonçalves

Museu de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa

A Arte Renascentista em Lisboa


Existem vários exemplos do renascimento na nossa cidade como quadros, esculturas, entre outros.
Na área da arquitetura temos, por exemplo, a Igreja do Mosteiro dos Jerónimos. Construída em cruz latina por Diogo de Boitaca, João de Castilho, Diogo de Torralva e Jerónimo de Ruão. Contém no seu interior os túmulos de Luís Vaz de Camões, Vasco da Gama e dos dois filhos de D. Manuel. Concluíndo, é uma das poucas obras de arquitetura renascentista presentes em Lisboa, não sendo diminuída por outras mais conhecidas no estrangeiro.

Resultado de imagem para igreja do mosteiro dos jerónimos
Igreja do Mosteiro dos Jerónimos




No ramo da pintura, quadros como "Deposição no Túmulo" de Cristóvão de Figueiredo,  são reconhecidos mundialmente como exemplares únicos do estilo renascentista. Pintado entre 1525 e 1530, com óleo sobre madeira de carvalho, este quadro faz parte da coleção da Universidade de Coimbra mas encontra-se correntemente no Museu de Arte Antiga.


Resultado de imagem para deposição no tumulo
Deposição no Túmulo, de Cristóvão de Figueiredo





Mosteiro dos Jerónimos:
http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php?s=white&pid=168
Belém, Lisboa

Museu De Arte Antiga:
http://www.museudearteantiga.pt/colecoes/pintura-portuguesa/deposicao-no-tumulo
Rua das Janelas Verdes, Santos-o-Velho

Pintura Neoclássica

A mostrar thumb_fb.jpg
Adoração dos magos - Domingos Sequeira


Esta é uma pintura a óleo do pintor português do séc. XIX, foi pintado em 1828 e concebido num momento particular da vida do autor. A obra é uma tela gigante composta por 4 pinturas religiosas e retrata a chegada dos Reis Magos a Belém. A "luz" conseguida nesta obra dá à tela uma ideia de "transcendência".
Este quadro apresenta contraste claro/escuro, sendo que Jesus Cristo e Nossa Senhora estão representados em tons mais claros, por forma a demonstrar a sua pureza, e a sua relação com Deus.


Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa

Arquitetura Gótica




Convento do Carmo

Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

Neoclassicismo

O neoclassicismo é um movimento cultural estético que nasceu na Europa no séc XVIII. É baseado no iluminismo e na antiguidade clássica, tendo também como caraterísticas princípios barrocos.

O neoclassicismo é um movimento revivalista isto é, pretende relembrar momentos do passado e valores espirituais. O neoclassicismo expressa-se através de arte tais como pinturas, esculturas, música entre outros.

O espaço neoclássico e os seus elementos têm marcas caraterísticas:
    Resultado de imagem para neoclassicismo
    A morte de Sócrates - Jacques-Louis David
  • Pintura - aborda temas como assuntos históricos, mitológicos, alegóricos, heroicos e retratos. As pinturas têm uma composição geométrica, e o seu desenho é vigoroso e linear. Existe contraste de cores (claro/escuro) e entre cores sólidas e tons frios.
  • Escultura - apresenta formas mais naturalistas. Várias apresentam também roupagens e poses semelhantes às dos deuses. São muito utilizadas figuras de nus e semi-nus e formas reais e serenas. Estando estas geralmente colocadas sobre pedestais ou nichos.
  • Arquitetura - apresenta sistemas simples ou complexos, estruturados a partir de arcos redondos de inspiração romana, tetos altos, abóbadas de berço e cúpulas nas zonas centrais, apresenta também frontões triangulares.

Igreja da Memória

A Igreja da Memória localiza-se em Lisboa, na Ajuda. Esta apresenta caraterísticas neoclássicas como: materiais nobres (mármore), abóbadas de berço e cúpulas e frontões triangulares.

Foi construída em 1760 e lá encontram-se os restos mortais de Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal.
A arquitetura da igreja expressa uma ligação entre o Homem e Deus porque não apresenta pinturas que o distraem dessa mesma ligação, apresentando apenas esculturas de santos.




Igreja da Memória-Vista lateral

Localização: Calçada Galvão, Ajuda, Lisboa

quarta-feira, 29 de março de 2017

Arte Bizantina pelo Mundo: Parte II

Catedral do Sangue Derramado


A Catedral do Sangue Derramado, também chamada de Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, localiza-se em São Petersburgo (Rússia). O seu nome deriva de uma história trágica relacionada com o assassinato do Czar Alexandre II da Rússia. As influências bizantinas revelam-se nas suas cinco cúpulas, três absides laterais, diversidade de mosaicos e grandiosidade.

Arte Bizantina pelo Mundo: Parte I

Basílica de Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia, do turco Ayasofya, que significa "Sagrada Sabedoria", é um imponente edifício que remonta ao Império Bizantino, construído com o intuito de ser a Catedral de Constantinopla. Trata-se do apogeu da arquitetura bizantina e é notavelmente reconhecida. É famosa pela sua enorme cúpula e contém variadas relíquias.




Arte Bizantina na Gulbenkian: Placa com Crucifixão

Placa com Crucifixão

A aparência das figuras e a composição da placa é declaradamente bizantina, mostrando, no entanto, influências helenísticas e, menos acentuadamente, das culturas asiáticas. O rosto de Cristo, com barba e cabelo de longas madeixas que caem sobre os ombros, é herança síria, tal como a presença da lua e do sol nos lados da cruz.


Arte Bizantina na Gulbenkian: Bíblia iluminada

Bíblia iluminada

Esta peça de Arte reúne em si influências persas, bizantinas & sírias, mas constitui, apesar disso, uma identidade cultural própria. Foi encomendada na capital do Império Bizantino, Constantinopla, e encontra-se presentemente exposta no Museu Calouste Gulbenkian. 




Outras representações da arte Barroca - Pintura a óleo

Ao observar esta obra Barroca, contemplamos o puro e inocente nascimento da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, o Messias, e sentimos a pureza e inocência por ele transmitidos, apesar de ser do estilo Barroco, conhecido pela sua opulência.

A sua conceção foi por volta de 1660, em Espanha, pelo famoso pintor Bartolomé Esteban Murillo e encontra-se no único Museu do Louvre.


O nascimento da Virgem Maria

Presépios de Machado de Castro, de estilo Barroco

Foto
Por Machado de Castro, na Basílica da Estrela
 Os presépios barrocos eram orientados a emocionar todos os que os vissem, numa contemplação festiva. Eles deviam alimentar o êxtase, proporcionar o arrebatamento do sentido da vista mediante a plasticidade das figuras, a assimetria dos espaços, a profusão das cenas, o cromatismo dos diversos elementos.

Com a profusão de elementos da natureza, com a redundância ornamental, o Barroco colocava-se ao serviço da exaltação do mistério e do sentimento religioso das pessoas.

As poderosas realizações da arte barroca causavam uma profunda e sentida religiosidade, onde a exaltação de Deus, com os anjos e os santos, é uma constante.

A natureza toda projeta-se nos presépios, como se projetou nas obras de talha no interior das igrejas.Orientava-se segundo a convicção de que a Deus pertence toda a natureza no melhor das suas expressões. Com a extraordinária dimensão teatral de um evento religioso único, eles ostentam uma coincidência feliz entre o sentimento do artista e as inquietações do seu tempo. O poder e a eficácia expressiva dos presépios são reforçados por essa confluência de sentimentos.