Arte Bizantina
Introdução
A Arte Bizantina é referente ao Império Bizantino (395-1453), tendo-se expandido também para fora das fronteiras ao longo de onze séculos. Este tipo de arte surgiu na capital, Constantinopla, onde se reuniram fatores político-religiosos que impulsionaram a ascensão desta nova corrente.
Elementos Principais
Na Arte Bizantina, o Mosaico é a expressão máxima, que não serve só para decoração de paredes e abóbadas, mas também para guiar espiritualmente os fiéis através de cenas da vida de Cristo. As pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade & harmonia. A perspetiva e o volume são ambos ignorados.
- Motivos Decorativos de mármore
- Relevos muito acentuados, principalmente nas esculturas
- Dourado, usado e abusado pela sua referência ao Ouro
Arquitetura
De maneira geral, o arco, a abóbada e a cúpula são fortemente utilizados, juntamente com o plano centrado, de forma quadrada ou cruz grega, com uma cúpula central e absides laterais.
As Igrejas Bizantinas são de grandes dimensões, espaçosas e muito decoradas, com uma base circular, octogonal ou quadrangular, principalmente, podendo também ser observadas diversas cúpulas, as quais são, a título de curiosidade, incombustíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário